quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fotos apresentação do grupo Saruê em Januária

No dia 30 de abril e 01 de maio nós do grupo Saruê apresentamos nos Festejos de Santa Cruz na cidade de Januária, postando aqui algumas fotos para vocês:

Dança do ventre:



Dança do São Gonçalo:




Chorinho:
Pretinha d'angola de Umarizá:



Frevo:



Coco de roda:




Xote:




Carimbó:




Boi-Bumbá:

Boi Garantido:





Boi Caprichoso:


 
Cunhã Poranga:


Boi Geral:






domingo, 15 de maio de 2011

Lundú


O lundu é uma dança composta por uma mescla de culturas, da África herdou a base rítmica, a malemolência e o aspecto sensual, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que lembram o ato sexual. Da Europa o lundu herdou características como estalar os dedos a melodia e a harmonia, além do acompanhamento musical do bandolim. Essa dança é considerada por muitos a primeira dança afro-brasileira.



A coreografia da dança simboliza um convite feito pelo homem a mulher para “um encontro de amor sexual”, a principio a mulher recusa mais diante a insistência do seu parceiro ela acaba por ceder.  Os movimentos usados nessa dança são ondulares e de grande volúpia.
O lundu é uma dança que tem uma forma mansa de dançar e outra “selvagem”, esta ultima com gestos que imitam o ato sexual. Esta dança é como os escravos se davam por casados. Essa dança foi proibida no Brasil por causa das deturpações sofrida no Brasil, mas com o tempo foi ressurgindo de uma forma mais comportada. 

  O traje que se usa para esta dança e típico da região do Pará, para as mulheres lindas saias longas, coloridas e bastante largas, blusas de renda branca, colares, pulseiras e flores no cabelo. Já para os homens calças brancas e blusas com a estampa das saias das mulheres. As apresentações são feitas com os pés descalços.