sábado, 12 de março de 2011

Giselle

Giselle é um ballet de repertorio lindíssimo e encantador, foi escrito em 1840 por Théophile Gautier, um poeta da era romântica, que escreveu especificamente para a bailarina Carlotta Grisi por quem ele era encantado, é dançado ao som da musica da ópera  Adolphe Adam. É um ballet de dois atos, o primeiro é super alegre e colorido e o meu preferido já o segundo e meio sombrio mais não perde sua beleza por isso. Na versão original no final do primeiro ato Giselle enlouquecia e se matava com um punhal, mas como na época causou choque está cena foi adaptada para um ataque do coração. É uma história de amor de encantar.


Ato I :



 Giselle é uma camponesa simples e humilde que mora entre a vegetação de um campo com sua mãe Berthe. Vive feliz ali com suas amigas e com o seu pretendente Hilarion, um jovem guarda-caças da vila. Ali perto mora o Duque Albrecht em uma habitação Feudal. O Duque vê a jovem e charmosa Giselle e se apaixona. Para ficar perto de sua amada o Duque vai morar de frente a casa de Giselle e se passa por um vindimador. Ele bate a porta de Giselle e se esconde, Giselle sai alegre e encantadora para dançar e acaba encontrando o Duque pela primeira vez, ele se apresenta como Loys e Giselle se apaixona perdidamente por ele, neste momento Hilarion os interrompem mostrando o seu amor por ela.
 Sua mãe sai a sua procura e Giselle apresenta a ela Loys, ao percebe o seu amor sua mãe a adverte, pois ela é frágil do coração e coloca Giselle para dentro. Sozinho Albrecht ouve as tompras de caça que avisa que está chegando um grupo de nobre no lugar e foge, Hilarion vê a cena e começa a desconfiar do Loys e resolve investigar à cabana que ele mora encontrando uma espada com um brasão.
O grupo de caça chega à aldeia e vai pedir abrigo na casa de Giselle e neste grupo está o príncipe com a sua filha Bathilde, a noiva de Albrecht (Loys), que se encanta com a dança de Giselle e com a historia de amor que está lhe conta. Como agradecimento por sua hospitalidade o grupo deixa uma trompa para chamá-los em caso de necessidade e é essa trompa que entrega Loys a Hilarion que compara o brasão da trompa com a espada de Loys.
Hilarion aproveita o momento em que todos estão reunidos para a festa da colheita e desmascara o Loys na frente de todos, como Giselle não acredita ele toca a trompa. Aparece então o príncipe e a sua filha Bathilde e quando ela declara que Albrecht é seu noivo o choque faz Giselle ter um ataque do coração e morrer. 



Ato II:



Começa em uma floresta com um ar sinistro a meia noite é  o lugar onde se passa o baile mágico das  Willis, que são espíritos das jovens que morreram antes do seu casamento, onde elas juntam e obriga os rapazes dançar até a morte. Hilarion está na sepultura de Giselle de vigília. Surge Mirtha, a rainha, ela evoca todas as Willis com um galho de alecrim. Neste momento elas tiram Giselle do túmulo e inicia-a em seus rituais. Enquanto elas dançam uma barulho na floresta as Willis se escondem na floresta. É Albrecht trazendo flores para o túmulo dela, Gisele aparece para ele que tenta pega-la e ela desaparece e ele sai a sua procura. Hilarion então chega ao local e as Willis o pegam e Mirtha o obriga a dançar até a exaustão e ele cai nas profundezas do lago. As Willis então começam a dançar alegremente, eles encontram Albrecht e o traz para o circulo mágico mas no momento em que a rainha Mirtha vai tocá-lo Giselle entra na frente o protegendo e leva-o  á proteção da cruz do seu túmulo, mas Mirtha usa o seu poder para obrigar Giselle a dançar. Albrecht não suporta vê-la assim e abandona a sua proteção e se junta a Giselle. Eles dançam até que Albrecht cai de exaustão. Neste momento a aurora surge e quebra o feitiço das Willis. O amor de Giselle salva Albrecht. 


Aqui tem um video das cenas do I e II atos representada pelo Ballet Bolshoi:
   







Nenhum comentário:

Postar um comentário